Preservação da Fertilidade
A preservação da fertilidade feminina é uma área em rápida evolução que permite às mulheres adiar a maternidade sem comprometer a capacidade de ter filhos biológicos no futuro.
Estas técnicas de preservação da fertilidade são especialmente úteis para mulheres que, por razões médicas ou pessoais, desejam ou precisam de adiar a gravidez.
A vitrificação de ovócitos é uma alternativa valiosa para aquelas que planeiam ser mães, mas ainda não sabem quando. Esta técnica possibilita a preservação de óvulos na sua fase jovem, mantendo a oportunidade de ter filhos biológicos sem a necessidade de recorrer a óvulos doados e mantendo as suas propriedades intatas até descongelá-las para uso em tratamentos de reprodução assistida.
No entanto, é importante destacar que a vitrificação não é uma solução universal para todos os casos de infertilidade. Ela serve principalmente como uma estratégia para enfrentar problemas relacionados à diminuição da reserva ovárica.
Em que casos é indicado?
-
Pacientes com risco de perda da função ovárica
-
Doentes oncológicos
-
Pacientes com doenças autoimunes
-
Pacientes que vão se submeter a transplantes de medula óssea
-
Mulheres com risco de cirurgias ováricas repetidas, como em casos de endometriose
-
Mulheres que decidem adiar a maternidade por diversas razões pessoais ou profissionais
-
Mulheres que desejam preservar a fertilidade para o futuro
Vitrificação dos Ovócitos
A vitrificação permite que os ovócitos maduros, obtidos após estimulação ovárica, sejam criopreservados para uso futuro com o mesmo prognóstico que tinham no momento da vitrificação. Devido à ausência de formação de cristais de gelo, as taxas de sobrevivência dos ovócitos são elevadas, proporcionando uma alta garantia de sucesso na gravidez futura.
Congelação do Tecido Ovárico
A criopreservação do tecido ovárico é uma técnica que já resultou em vários nascimentos a nível mundial. Esta técnica permite restabelecer a função ovárica, possibilitando até gestações espontâneas. Além disso, ajuda a evitar os efeitos secundários de uma menopausa precoce, como osteoporose, afrontamentos e risco cardiovascular.
Congelação da Córtex Ovárica
Semelhante à congelação do tecido ovárico, esta técnica visa preservar a parte cortical do ovário, onde os folículos são armazenados. Tem demonstrado eficácia em restabelecer a função ovárica e facilitar gestações espontâneas.
Precisa de mais informações?
Tem alguma dúvida ?
Contacte-nos para informações adicionais