O método ROPA (Receção de Ovócitos da Parceira), também conhecido por maternidade partilhada, é utilizado em casais de mulheres, no qual ambas querem participar na conceção.
Neste tratamento é indicado utilizar o esperma de dador por Microinjeção Intracitoplasmática de Espermatozoide (ICSI) ou Inseminação artificial com esperma de dador (IAD).
É importante que exista um acompanhamento especializado
São muitas as opções à disposição da medicina reprodutiva. De acordo com o diagnóstico e historial de cada um, é possível escolher a melhor opção que poderá ser aplicada isoladamente ou em associação com outros tratamentos para aumentar as hipóteses efetivas de se conseguir a gravidez.
Dessa maneira, é importante que o casal que procura auxílio na reprodução assistida seja recebido em clínicas com atendimento personalizado, desde o momento do diagnóstico à escolha e acompanhamento do tratamento adequado.
O Método ROPA:
Permite que ambas contribuam para a conceção e gravidez
Permite que seja possível criopreservar os óvulos para poderem ser utilizados num futuro ciclo
Permite que no próximo ciclo, a conceção seja feita pela mesma pessoa que recebeu o embrião ou pela parceira.
Como funciona o procedimento ?
Estimulação Ovárica
O tratamento começa com a estimulação ovárica da mulher que irá ser sujeita ao tratamento, com injeções de hormonas gonadotrofinas durante cerca de 12 dias.
Punção Folicular
Durante esta fase, a mulher é monitorizada regularmente até os folículos atingirem um determinado tamanho. De seguida é feita a extração dos óvulos através de um procedimento sob sedação.
Fertilização dos Óvulos
Em laboratório os óvulos são fecundados com os espermatozoides do dador previamente selecionado, através da técnica de ICSI. Uma vez fecundados devem ser mantidos em cultura até atingirem a fase de blastocisto.
Preparação do endométrio
Nesta fase, a recetora prepara o útero com medicamentos hormonais para receber os embriões.
Transferência de embriões
O processo de transferência de embriões é uma das fases finais e é feito para o útero da mulher que vai engravidar. A transferência pode ser feita a fresco ou por ciclo diferido.
Teste de gravidez
9 a 12 dias após a transferência, é feito um teste de gravidez ao sangue, a chamada Beta hCG.